notícias

Como calibrar o pneu do carro

Publicada: 02/08/2023

Andar com os pneus calibrados de forma incorreta pode trazer uma série de consequências para a durabilidade do produto como também para outros componentes do veículo. Entre os problemas, está o desgaste prematuro dos terminais de direção, perda de estabilidade em curvas, aumento do consumo de combustível, maior desgaste dos pneus, direção pesada e perda de capacidade de manejo, desgaste mais acentuado no centro de rodagem dos pneus, entre outros.

Mas seus frentistas sabem  fazer esta calibragem correta? Ou melhor, sabem instruir seus clientes? Preparamos dicas exclusivas para ajudar nessa tarefa mais que importante:

  1. Use a pressão indicada pelo fabricante. Nós  trabalhamos com as melhores marcas de calibradores, dos melhores fabricantes, que fornecem todas as informações necessárias para te ajudar.
  2. Calibre os pneus seguindo o peso que o carro está carregando. Ainda no manual do proprietário do veículo e em etiquetas na carroceria, é possível ver duas opções de pressão para o pneu: uma com duas pessoas e uma mala, indicando a carga mínima, e outra com várias pessoas e várias malas, indicando a carga máxima. Portanto, como as próprias ilustrações indicam, os pneus devem ser calibrados de acordo com o peso que o carro está carregando.
    Além do peso, é importante considerar a posição do pneu, já que a pressão varia de acordo com o eixo dianteiro e o traseiro.
  3. Calibre com os pneus frios . A pressão indicada pelos fabricantes é sempre quando o pneu está frio (próximo da temperatura ambiente). Neste caso, as partículas de ar dentro dos pneus estão mais estáveis. Ao calibrá-los nessas condições, as oscilações são pequenas, tornando a calibragem mais eficaz.
    Para garantir que os pneus estejam frios no momento da calibragem, certifique-se que você rodou, no máximo, três quilômetros da sua casa até o posto de combustível, por exemplo. No entanto, se isso não for possível e se os pneus já estiverem “quentes”, coloque 2 a 4 psi a mais que o recomendado pelo fabricante.
  4. Verifique a pressão toda semana. Recomenda-se verificar a pressão dos pneus e calibra-los toda semana ou, no máximo, a cada 15 dias. Como citamos anteriormente, dê preferência para calibrar os pneus quando eles estiverem frios, ou seja, que tenham rodado até três quilômetros até o local em que o procedimento será realizado.
    É importante ainda verificar a pressão sempre antes de pegar a estrada ou viagem longa.