notícias

Dia do Petroleo

Publicada: 29/09/2017

Em 29 de Setembro é celebrado o Dia Mundial do Petróleo, data criada em homenagem ao recurso natural mais estratégico do planeta.
Em razão a grande dependência existente em torno do petróleo esse bem exerce um grande peso na economia mundial,além de ser utilizado na produção de combustíveis como gasolina, oléo diesel, gnv e outros derivados.
Por ser tão importante deve-se tomar cuidado quanto ao tipo de combustível que você recebe no seu posto. A qualidade do combustível é fundamental para fidelizar seus clientes.
Segue procedimento de como veriificar a qualidade do diesel.
 

Análise do diesel

 

 

Equipamentos:

Proveta de 1.000ml

Densímetro para petróleo com escalas.

0,800 à 0,850 g/cm³ e 0,850 à 0,900 g/cm³

Especificações:

Aspecto: Límpido e isento de impurezas.

Densidade a 20/4 ºC: 0,820 à 0,880 g/cm³

Densidade a 20/4 ºC: 0,820 à 0,865 g/cm³

 

1- Em um local fechado, isento de correntes de ar, coloque o diesel a ser testado em uma proveta de 1000ml graduada, enchendo-a até a marca de 1000ml, mais ou menos, para facilitar o manuseio do densímetro e evitar alterações rápidas de temperatura.

2- Pegue o termômetro tipo I ou escala interna -10 + 50ºC:0,5ºC e introduza-o totalmente na proveta, agitando por 30 segundos, com cuidado para que o mesmo não bata nas paredes da proveta. Deixe descansar por mais 30 segundos para que a temperatura fique homogênea. Passado este tempo, anote a temperatura encontrada.

3- Em seguida, pegue o densímetro (normalmente o de 0,800 a 0,850*)e limpe-o com papel toalha ou com um pano seco que não solte fiapos. Introduza o densímetro na proveta lentamente, tomando cuidado para que não afunde mais do que o necessário, pois se isso ocorrer, a parte graduada ficará cheia de diesel, tornando o densímetro mais pesado e, consequentemente, marcando a densidade incorreta. Atingido o ponto de equilíbrio, faça um movimento rotatório, pressionando levemente para que afunde duas subdivisões ( ) e observe para que o mesmo não “cole” nas paredes da proveta. Espere até o densímetro atingir o ponto de equilíbrio e, olhando ao nível dos olhos a intersecção do líquido com o densímetro, anote o resultado. Pegue o resultado da temperatura e o da densidade e verifique na tabela se está dentro da especificação.

Ex.: Temperatura encontrada = 24ºC

Densidade encontrada = 0,8173

Verificando na tabela, encontra-se:

Densidade mínima a 20ºC = 0,8200

Densidade máxima a 20ºC = 0,8800

Portanto, o produto encontra-se dentro da especificação.

Caso o resultado esteja fora da especificação, repita o teste com outra amostra.

Persistindo o resultado, o combustível está adulterado.

*Em determinadas temperaturas, pode ser necessário usar o densímetro de 0,850 a 0,900.